O Evento

A proposta do evento consiste em resgatar e ressaltar a importância da cultura oral, da cultura tradicional, da identidade do povo local com seus saberes e fazeres, contadas e expressadas por meio das Anciãs locais do Vale do Capão - Bahia, mulheres que carregam a sabedoria em si, responsável pela manutenção e preservação da vida nesse planeta.

Propomos re-unir as anciãs num espaço ambientado com todo cuidado e carinho, para que elas sintam-se seguras e felizes, sendo estas convidadas a compartilhar seus saberes e fazeres com o público presente.

A necessidade desse encontro surgiu da percepção que muitos valores ligados à Terra, à simplicidade, vem se perdendo dentro de nosso contexto social, e isso vem gerando uma grande insatisfação e separação. A avó, figura que também representa a Mãe das Mães, carrega, em muitos casos, saberes e modos culturais capazes de auxiliar a sociedade a resgatar valores essenciais, a perceber a importância de uma sociedade que incorpora valores femininos, capaz de trazer mais acolhimento, partilha, amor, contribuindo para um mundo menos áspero e mais amoroso, com simplicidade e sabedoria.

Tem-se como busca ressignificar a identidade local para que toda a comunidade, principalmente os jovens, tenha a oportunidade de experienciar valores integrativos e unitivos por meio das vivências propostas, demonstrando uma cultura que traz o reconhecimento do pertencer a um meio social saudável e valoriza uma forma peculiar de se viver.

A idéia é ter contato com a cultura tradicional por meio dessas sábias mulheres, anciãs, detentoras de conhecimentos e experiências, com a temática da Terra, que de alguma forma está ligada para com todos os fazeres, permeia a comunicação e constrói a cultura vivida. O Encontro acontecerá nos dia 21, 22, 23 e 24 de maio de 2015, na Lothlorien, contendo partilha de saberes e experiências por meio das Rodas de Conversa, Vivências práticas, Apresentações Culturais e Celebrações.

Perceber a cultura rica e verdadeira apresenta-se como foco, cultura que reflete a face de um povo, traz harmonia e sentimento de integração entre a comunidade e dá a cada indivíduo a possibilidade de seguir e lutar por seus próprios anseios e necessidades, expressar-se sem medos, construindo e reconstruindo manifestações e formas culturais de acordo com verdades vividas, tendo a capacidade de honrar todos seus antepassados.